As 5 lições que eu aprendi com os meu sobrinho de 4 anos de idade

Lição 1:Viva o agora como se não houvesse amanhã

Para uma criança que ainda não desenvolveu um verdadeiro sentido de “tempo” (nem paciência), este momento é o único momento que importa. Quando o Felipe quer fazer alguma coisa, sua crença é que deve ser…AGORA.

Ele não gosta de deixar coisas divertidas para amanhã ou depois. Todos os dias, ele pratica o conceito de viver no momento, e fazendo o que importa hoje.

Acho que a medida que envelhecemos, perdemos esse senso de prioridade, e de fazer o que importa agora, ou permitimos que regras de outras pessoas adiem o que realmente queremos em nossas vidas. Eu não posso contar quantas vezes ele me empurrou para levá-lo em algum lugar ou me dedicar a ele agora, em vez de mais tarde. E embora, por vezes,seja inconveniente, eu sou grata por ele constantemente me lembrar que a vida é sobre as pessoas que você ama, e que a vida não é um ensaio geral – e por que não fazer a coisa divertida que você quer fazer agora?

Lição 2: A persistência vence a razão

A persistência é uma das ferramentas que todos nós aprendemos muito cedo na vida – e à medida que envelhecemos, parece que perdemos essa determinação e foco . Tenho certeza que ele é o garoto mais persistente do mundo. Sim, isso se torna complicado às vezes, quando ele não desisti de uma negociação para conseguir o que quer .. mas ele acaba provando outra vez que a persistencia geralmente vence, independentemente de quanto a lógica e o raciocínio é usado contra ele.

Vida e negócios, não são diferentes – as pessoas que acabam por ter sucesso são os que têm persistência. A característica mais importante de alguém que quer ser bem sucedido é a persistência, porque é a pessoa que faz o que for preciso e nunca desisti que normalmente acaba por ganhar o jogo ou batalha.

Você está disposto a fazer o que for preciso, ou você desisti quando as coisas ficam difíceis?

Lição 3: Descubra algo todos os dias

Acho que uma das principais razões das crianças parecerem tão mágicas é porque eles estão constantemente abertos para descobertas. Eu acho que é a maior alegria que eu tenho com o Lipe – quando tenho a chance de vê-lo descobrir algo completamente novo. Não há nada como ver o olhar de espanto e seus olhos bem abertos testemunhando algo pela primeira vez. Observá-lo conectar pontos que ele nunca havia conectado antes é incrivelmente poderoso para mim. Como é incrível a magia e a inocência de estar aberto a oportunidades… é um presente tão poderoso que as crianças nos dão.

Infelizmente, as pessoas envelhecem, e perdem este entusiasmo constante e a abertura para descobrir coisas novas. Se as pessoas pudessem manter esse desejo constante de descobrir, acho que haveria uma energia muito mais positiva e otimista em nosso mundo.

Você está aberto para a descoberta, ou você fica sempre no mesmo caminho que você já viajou 1.000 vezes por hábito ou conforto?

Lição 4: Seja ilógico!

O Lipe realmente não se preocupa com a realidade, a lógica, ou o que é “certo” ou “correto” em uma determinada situação. Quando ele põe na cabeça algo, ele não pensa se é razoável ou não. A maioria de nós aprende a se tornar “razoável” à medida que crescemos, porque não queremos criar conflito ou chamar a atenção para nós mesmos. Nós não queremos ser julgados pelos outros, e por isso nos conformamos – o que significa tornar-se parte da multidão.

Como empreendedor, a sua vontade de não ser razoável ou lógico, em última análise define o quanto inovador e criativo você vai ser, o que impulsiona o crescimento. Muitos dos maiores empresários do mundo e inovadores foram considerados ilógicos e não razoáveis – até que seu desprezo para ser julgado pelos outros trouxe um avanço ou sucesso, que redefiniu como as pessoas os viram. Steve Jobs é um dos maiores exemplos disso. Jobs não estava disposto a ser razoável nem lógico por isso a Apple não deixou de existir como empresa e prosperou.

Você está disposto a não ser razoável nem lógico quando se trata de algo que te interessa?

Lição 5: Crie suas próprias regras Então você sempre ganha

Um dos maiores amores do Lipe quando está brincando com seus carros é a criação de simples joguinhos que podemos jogar juntos. O que é divertido ver é como ele cria jogos que ele está certo de que ele vai vencer. Ele me da o carro de corrida com a roda do fracasso, ou se recusa a jogar se eu tentar criar regras iguais com ele, ele gosta de montar suas próprias regras, e, em seguida, jogar o jogo ele sabe que pode ganhar.

A maioria das pessoas crescerem na vida jogando jogos de outras pessoas, trabalhando em agendas de outras pessoas, e tentando fazer outras pessoas felizes. Eles nunca decidem que jogo é que eles querem jogar, e como vencê-lo. Esse é um dos maiores presentes que as pessoas podem se dar – a capacidade de definir seu próprio jogo, jogar pelas suas próprias regras, e radicalmente aumentar a probabilidade de seu próprio sucesso e realização.

Agora, eu adoraria ouvir você – por favor poste um comentário abaixo e deixe-me saber o que você pensa.

O que você aprendeu de pessoas à sua volta que te surpreendeu? Quem na sua vida compartilhou alguma sabedoria poderosa ou te ensinou uma lição que você é agradecido(a)?

Deixe um comentário