Receita de Pão sem Glúten da Chef Otavia Sommavilla

Pão sem glúten? Gluten é a proteína do trigo. Muitas pessoas hoje, pelos mais diversos motivos, estão evitando ou restringindo o consumo de glúten, e buscam alternativas para manter os mesmos hábitos, como um pãozinho macio e saboroso no café da manhã. As moléculas de proteína presentes do trigo, e também em outros cereais, tem propriedades muito singulares: em contato com a água, se ligam umas as outras e formam uma massa elástica, resistente o suficiente para se expandir e acomodar as bolhas de gás produzidas pela fermentação da massa, resultando na textura tão conhecida ( e apreciada) do pão tradicional. Esta ligação proteica é tão especial que há séculos se descobriu o uso do glúten como ingrediente: Se você fizer uma massa fermentada e começar a sova-la dentro de uma bacia com água, vai notar o amido se dissolvendo e ao final, o que sobrar, será glúten puro. Os chineses descobriram isso no século VI, e desde então usam como ingrediente da culinária vegetariana desenvolvida nos mosteiros budistas. É chamado “mien chan”( “musculo da farinha”) No Japão, conhecido como “seitan”. Como aqui não estamos falando de ciência dos alimentos, não vamos detalhar o que de fato acontece quando uma massa de pão tradicional fermenta, mas vale dizer que a complexidade química das moléculas de proteicas do trigo, com suas cadeias longas e ligações com aminoácidos, faz este processo ser único. Por conta disso, é um desafio interessante produzir alguma coisa que se pareça com um pão, não tenha absolutamente nada de glúten, e não apele para substâncias químicas duvidosas. Quem está evitando o glúten deve ficar atento agora à presença de substâncias emulsificantes nos produtos “gluten- free”. Muito usados na indústria de alimentos em geral, cada vez mais se fala dos danos que podem causar à saúde. Como dica geral para cozinhar sem trigo, vale misturar tipos diferentes de farinhas de cereais, para conseguir um equilíbrio entre amido e proteína. Esta receita ficou bem gostosa, e gostaria de sugerir variações: Experimente colocar ervas frescas picadas, por exemplo! Eu comecei testando uma receita que ganhei de uma amiga, que começava com uma goma de polvilho. Se não me engano, veio de um curso de alimentação alternativa, mas não tenho certeza. Mudei as farinhas usadas, e coloquei mais água. Achei que ficou legal. Um detalhe super importante: Depois de assar os pãezinhos, espere que esfriem um pouco e congele imediatamente, se não for consumir toda a receita. Eles endurecem e ressecam de um dia para o outro, mais rapidamente que um pão tradicional. Assim, estarão frescos e macios sempre que for servir.

Ingredientes: 100 ml de água 1 colher de sopa de polvilho azedo Misture os dois ingredientes e leve ao fogo, mexendo, até ficar transparente. Espere esfriar um pouco. Em uma tigela, coloque: 1 ½ xícara de fécula de batata ½ xícara de farinha de arroz ½ xícara de polvilho doce 1 colher de sopa de açúcar duas pitadas de sal 1 ½ colher de chá de fermento seco para pão ( meio envelope) 2 ovos 2 colheres de sopa de azeite. Misture bem. Nesta etapa a massa ficará bem parecida com uma massa de pão, mas é importante deixa-la mais úmida: acrescente meia xícara de água morna. Espere que a massa fermente e cresça ( aproximadamente 30 minutos) e coloque em forminhas untadas. Deixe crescer novamente, pincele com ovo batido e leve ao forno a 180 graus até que cresçam e dourem.os

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Adorei essa receita simples e gostosa de pão sem glúten da Chef Otavia Sommavilla ❤

Bon Apetit!

Beijinhos

Fonte: “On Food and Cooking: The Science and Lore of the Kitchen- Harold Mc Gee

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Sauna …a amiga do seu Coração

Oiii pessoal!

Achei a dica de hoje incrível! Até porque eu adoooooroo ❤Sessões regulares de sauna diminuem o risco de doenças cardíacas pela metade!

Isso mesmo! De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Eastern Finland, a sauna aumenta a longevidade.

O estudo foi realizado no leste da Finlândia, que tem uma longa tradição de uso da sauna. A sauna finlandesa tradicional é quente – de 80 a 100 graus Celsius – e seca, com apenas 10 a 20% de umidade.

O tempo de permanência também teve um impacto impressionante, que pode ser de 11 a 19 minutos de duração.

Os banhos de calor aliviam a tensão, estimulam a circulação sanguínea e ajudam a rejuvenescer a pele por meio da transpiração.

A transpiração na sauna abre os poros e ajuda a remover sujidade da epiderme, camada superficial da pele

Os pesquisadores não sabem por que …se é o tempo gasto, o tempo de relaxamento, o lazer de uma vida que permite mais tempo de relaxamento, ou as conversas relaxantes na sauna, porém o tempo gasto na sauna é tempo bem gasto se considerarmos a vida estressante que levamos.

Por isso,assim como a sauna, uma massagem ou um tratamento de spa são sempre muito benvindos  ♥♥♥

Amei ♥

Beijinhos   🙂

Saiba mais: http://www.naturalnews.com/051781_sauna_heart_health_disease_prevention.html#ixzz3qGwKGdV8